quinta-feira, 1 de maio de 2014

GERALDO DENUNCIA MAIS DOIS HOMICÍDIOS NA SERRA DO PADEIRO

O deputado federal Geraldo Simões registrou, no Congresso Nacional, na quarta-feira (30), mais um crime na região da Serra do Padeiro. Dessa vez foi um duplo homicídio, ocorrido na fazenda Surubim, na região de Santaninha, nas proximidades de Olivença. O crime foi registrado na segunda-feira (28). Foram assassinados Antônio Raimundo dos Santos, ex-vereador de Pau Brasil, e seu filho, Elan Conceição dos Santos, numa emboscada, com vários disparos.

“Como é de conhecimento de todos, nossa região do Sul da Bahia, particularmente a região de Ilhéus, Una e Buerarema, vive um conflito de terras, motivado pela disputa de uma área ocupada por pequenos proprietários e recentemente indicada para demarcação, como terra indígena, pela FUNAI.

Segundo os estudos demarcatórios, seriam 47.000 hectares que deveriam ser entregues a supostos indígenas. Recentemente, no dia 10 de fevereiro, foi assassinado o trabalhador rural assentado, Juraci dos Santos”, ressaltou Simões.

Outros fatos violentos ocorreram anteriormente na região. Inclusive com mortes. “Venho reiteradamente denunciando a violência que vive nossa região, ocasionada principalmente por demarcações de terras indígenas, feitas de maneira açodada, sem um estudo detalhado de suas consequências sociais, que está sendo realizada pela FUNAI”.

De acordo com o parlamentar, isso vem estimulando conflitos entre os habitantes da região. “Em meus pronunciamentos manifesto a necessidade urgente de medidas que garantam a solução pacífica dos conflitos. Medidas que garantam a terra para os verdadeiros indígenas. Que garantam a propriedade dos produtores e assentados, ou a indenização justa àqueles que tenham que ser desapropriados”, disse o deputado.

Para Geraldo Simões, “é necessário que nosso Governo desenvolva um processo de negociação com todas as partes envolvidas buscando a solução mais conveniente e que respeite a Constituição brasileira. Solução que deve ser aceita por todos e garantida pelos dispositivos legais”.

“Somente com base em propostas negociadas, legais e de conhecimento de todos, garantir que a paz volte em nossa região, averiguando com firmeza e determinação crimes como os atuais e o cometido contra Juraci dos Santos, punindo os responsáveis”, conclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!