quinta-feira, 8 de maio de 2014

PREFEITURA E ADAB ORIENTAM PRODUTORES SOBRE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS

Técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna (Seagrima) promovem um encontro com os agricultores para orientá-los sobre o uso correto de agrotóxicos, bem como reforçar a importância da campanha contra a febre aftosa. O evento, na próxima terça-feira, dia 13, na Associação dos Pequenos Produtores de Mutuns é ação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e está programado para as 9 horas da manhã.

A diretora do SIM, Lanarrose Lopes, ressalta a importância de participação dos pequenos agricultores na ação educativa, porque é será a oportunidade para que aprendam de forma simples e orientada, a usar agrotóxicos, equipamentos de proteção individual (EPI), principalmente no preparo da calda dos defensivos agrícolas. Além disso, saberão como fazer corretamente a aplicação do produto nas plantações.

No encontro, os pequenos agricultores também serão orientados sobre o armazenamento das embalagens e o recolhimento dos defensivos. Esse tipo de encontro vem sendo realizado com frequência nas associações dos pequenos produtores cadastrados na Prefeitura de Itabuna a exemplo da Roça do Povo e em Itamaracá. Na oportunidade, os técnicos da Seagrima orientaram os agricultores inclusive sobre a obrigatoriedade da vacinação de bovinos contra a febre aftosa, cuja campanha foi iniciada no dia 1º.

“A responsabilidade de vacinar os animais é do criador, porque só por meio da vacina será possível garantir a sanidade dos rebanhos bovino e bubalino”, reforçou Lanarrose Lopes. A diretora do SIM lembra ainda que o produtor poderá ser penalizado com multa, caso deixe de vacinar e apresentar a declaração de imunização no escritório local da ADAB.

Os encontros nas comunidades rurais e associações de agricultores familiares também contam com a participação da bióloga Cássia Bahia e do técnico agrícola Alexsandro Fagundes, da Seagrima. Com eles atuam na orientação, a engenheira agrônoma Catarina Cottrim e do técnico de fiscalização Josimar Santos, da ADAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!