quinta-feira, 8 de maio de 2014

MORRE DOM HOMERO LEITE MEIRA, PRIMEIRO BISPO DE ITABUNA

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 8, na cidade de Caetité (BA), dom Homero Leite Meira, 82 anos, primeiro bispo da Diocese de Itabuna. Atualmente bispo emérito de Irecê, dom Homero veio a falecer após um longo período de internação. Segundo informações do portal da CNBB, o velório deve começar ainda na tarde de hoje na Catedral Diocesana de Senhora Santana e o sepultamente está previsto para amanhã, 9.

Dom Homero nasceu em 1931, na cidade de Brumado (BA). Recebeu a ordenação presbiteral em 1955, em São Miguel das Matas (BA), e iniciou seu ministério em Salvador. Atuou como diretor do Seminário Diocesano de Caetité e como pároco nas cidades de Urandi e Candeúba.

Nomeado bispo em 1978 para a diocese de Itabuna, onde trabalhou até 1980, dom Homero foi transferido para Irecê, como primeiro bispo diocesano. Trabalhou nesta Igreja particular até 1983, quando apresentou a sua renúncia. Desde então, vivia em Caetité, onde se dedicava a oração, à pregação e ao atendimento das confissões.

Itabuna

Como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Itabuna, Dom Homero esteve à sua frente de 1978 a 1980. Durante esse período, o bispo assumiu com afinco o desafio de dar os primeiros passos para estruturar a Igreja Particular de Itabuna, a exemplo da implantação da residência episcopal, do seminário diocesano e da instalação de novas paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!