quarta-feira, 21 de maio de 2014

DECRETO DA CABRUCA SAI NO DIA 29; COMEÇA UMA NOVA ERA PARA A CACAUICULTURA

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, participou de um evento sobre a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira e confirmou que o governador Jaques Wagner assina no próximo dia 29 o decreto que vai regulamentar o sistema cabruca, dentro da Lei Ambiental da Bahia.

A regulamentação vai tipificar a cabruca, tradicional sistema de produção de cacau no sul da Bahia, que alia o cultivo intensivo à conservação ambiental.

Splenger revelou ainda que a projeção inicial de que o manejo de cacau cabruca vai injetar R$ 3 bilhões na economia regional, através da comercialização de madeira.

A classificação da cabruca como sistema agrossilvicultural vai permitir que o produtor realize um manejo de sombra nas plantações, garantindo maior entrada de luz e ampliar a produtividade da lavoura cacaueira.

A Ceplac mantém projeto experimental de produção sustentável no município de Barro Preto, dentro da proposta de Conservação Produtiva do Cacau, em que testa, na prática, os benefícios desse manejo.

Para o superintendente regional da Ceplac, Juvenal Maynart, “a regulamentação do sistema cabruca inicia um novo ciclo no processo produtivo do cacau e resgata o braço econômico da atividade, com uma visão moderna de diversificação em florestas plantadas com valorização patrimonial imediata”.

Maynart destaca ainda que isso dará capacidade de pagamento e garantia de novas operações de credito e recuperando a r a capacidade de investimento do produtor na recuperação e modernização da lavoura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!