quinta-feira, 17 de abril de 2014

AGORA É OFICIAL: GREVE DA POLÍCIA MILITAR É ENCERRADA NA BAHIA

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (17), na governadoria, o governador Jaques Wagner e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informaram que os policiais militares aceitaram a proposta do governo e anunciaram o fim da greve. “Recebemos a notícia que nos tranquiliza muito de que, com os esforços de alguns intermediários, finalmente os policiais aprovaram, em assembleia, o fim da greve”, afirmou o governador.

Segundo Wagner, mesmo com o anúncio, está mantida a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “O nosso planejamento não se encerra aqui, temos um feriado pela frente e vamos manter a GLO para uma reavaliação e ter a certeza de que a normalidade foi reconquistada. Quero me confraternizar com a população e parabenizar o esforço do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, dos secretários e outras autoridades que participaram do processo”. (Secom Bahia)


Governo agiu rápido

Dessa  vez o movimento liderado pelo vereador Prisco (PSDB) não teve adesão da opinião pública. O governo também se mostrou eficiente, tanto na negociação quanto na comunicação - com informações e contra-informações -, que a todo tempo atualizava a situação e acabou por evitar um clima de terrorismo generalizado, como se viu da última vez.

A população também não demonstrou apoio ao movimento. Contribuiu para isso, além da comunicação do governo e da militância dos partidos da base, o sentimento de revanche de muita gente que enfrenta a polícia no dia-a-dia de protestos nas ruas de Salvador, devido à inoperância da prefeitura em diversos bairros da capital.

Com a imagem de Prisco - PM - colada na de ACM Neto - prefeitura -, a população não teve dúvidas de que o movimento tinha intenções que apenas abrangiam o interesse particular, embora apoiado em justas demandas da corporação. Aí, entrou a eficiência do governo do estado, de mostrar que está dialogando com a PM, e que muitos avanços haviam sido garantidos.

No fim das contas, apesar do clima de insegurança, alimentado, muitas vezes, por comunicadores irresponsáveis e disseminado por muitos inocentes úteis, nas redes sociais, a greve não comprometeu o período de Semana Santa, e a população certamente voltará a respirar ares de segurança nas próximas horas.

Ainda que seja a segurança a que estejamos todos nós acostumados: não é a ideal, mas nos garante o direito de ainda nos acreditarmos como animais racionais - e seres civilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!