terça-feira, 8 de abril de 2014

GUERRA PELO PODER NA PREFEITURA PREJUDICA SAÚDE, DIZ GERALDO

O deputado Geraldo Simões subiu à Tribuna da Câmara hoje para cobrar melhor uso do dinheiro da saúde no município de Itabuna. Mesmo com o Comando Único (gestão plena), o município não consegue dar respostas à população e o atendimento continua precarizado, da atenção básica à alta complexidade.

Simões argumentou que o município recebe R$ 10 milhões (vai passar a receber R$ 11 milhões, a partir do repasse de abril), mas não consegue equacionar os pagamentos. "Recursos existem. Está claro que o problema é de gestão".

Para o parlamentar, outro problema contribui para a situação caótica: briga interna pelo poder. "A saúde pública é um serviço básico para a população, que não pode ser negligenciado, nem se tornar fruto de disputas internas de poder, como está ocorrendo em Itabuna".

Geraldo lembrou que enquanto persiste a falta de gestão - e as brigas - a população vem sofrendo com o mau atendimento em todas as esferas - atenção básica, média e alta complexidade -, sem falar nos índices alarmantes de infestação pelo mosquito da dengue - 21,3% dos imóveis, mais de 20 vezes o admitido pela ONU.

Como exemplo concreto do descompasso entre entrada de verbas e pagamentos dos serviços, Geraldo citou o caso de um prestador, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A descontinuidade dos pagamentos está levando ao comprometimento do serviços contratualizados.

A consequência  pode ser o que esse blog retratou em post logo abaixo: perda da gestão plena, a pedido do Ministério Público, por falta de pagamento aos prestadores.

Se isso se confirmar, um atestado da incompetência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe!